O programa tem como foco o cancro digestivo, procurando discutir o o papel do gastrenterologista oncológico na sociedade e na Medicina em geral.
“Um terço dos cancros está relacionado com o aparelho digestivo”, explica o presidente do evento, Prof. Doutor Rui Tato Marinho, em entrevista à News Farma. A doença é responsável por cerca de 10% de todas as causas de morte em Portugal. Por isso, o especialista considera de extrema importância reunir vários profissionais de saúde, de forma a saberem trabalhar em grupo.
Durante a sessão de abertura está previsto abordar os factos e os números relativos a este tema, sendo que o resto do dia vai decorrer ao longo de conferências e mesas-redondas.
A Prof.ª Doutora Marília Cravo, da comissão organizadora do encontro, destaca a importância desta reunião multidisciplinar, que pretende constituir-se como uma sessão de formação nesta área.
Segundo a especialista, nos últimos cinco anos registaram-se bastantes avanços nesta área, pelo que se torna importante discutir esta temática na formação.
Para além disso, a Prof.ª Doutora Marília Cravo destaca ainda alguns desafios impostos pela doença.A comissão organizadora é composta pelo Prof. Doutor Rui Tato Marinho, a Prof.ª Doutora Marília Cravo, o Dr. Filipe Calinas, a Dr.ª Isadora Rosa e a Dr.ª Susana Mão-de-Ferro. Para mais informações, o programa completo está disponível nesta ligação.


